Pesquisar este blog

VISITE

  • http://alquimistaspontocom.blogspot.com
  • http://aprendendoquimicauesc.blogspot.com
  • http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/index.html
  • http://cienciasnoquotidiano.blogspot.com/
  • http://crispassinato.wordpress.com
  • http://www.dominiopublico.gov.b
  • http://www.sbq.org.br/
  • http://www.seara.ufc.br

sábado, 13 de fevereiro de 2010

UM POUCO SOBRE MINHA MONOGRAFIA DA GRADUAÇAO EM QUIMICA(LICENCIATURA


USO TERAPEUTICO DA PLANTA CANNABIS SATIVA(MACONHA)

O consumo de substancias psicoativas é um característica comum à maioria das civilizações. A cannabis sativa popularmente conhecida como maconha no brasil, esta entres as mais utilizadas entre os consumidores de drogas ilícitas em todo o mundo e com aplicações variadas.

O primeiro relato medicinal da planta foi atribuído aos chineses, que descreveram os pontenciais terapêuticos a 100 d.c., alem de suas propriedades alucinógenas. Da planta extraiam-se fibras, óleos, sementes para servir de alimentação, também em rituais religiosos eram apreciadas as propriedades da cannabis sativa. Na época era indicada para problemas como asma, tétano, analgésico, reumatismo, hidrofobiacólicas menstruais, inflamações da pele,et.

Em paises como Brasil e estados unidos até o século XX a maconha era tambem bastante considerada como medicamento útil para vários males,por aqui comercializavam-se cigarro de maconha denominados “cigarros índio” importados da frança.


Em paralelo a isso, também foi utilizada nesse período para fins não-medicos por pessoas interessadas em sentir o efeitos alucionogenos característicos da droga, acarretando um grande problemas social em todos esses paises à saúde e a segurança publica(trafico de drogas). Os excessos sobre seu uso, juntamente com os efeitos maléficos, como consequência acarretaram a proibição do seu consumo, atravez de leis anti-drogas, no inicio do século XX.


A maconha faz parte de grupo de drogas juntamente com a heroina e LSD por serem consideradas psicodelipticas ou aluncinogenas, porque tem como característica principal a despersonalizaçao em maior ou menor grau.

Apesar da proibições em relaçao ao seu uso medico ou recreativo, na década de sessenta essa droga volta ter status, pois a comunidade cientifica (Israel), voltou-se para estudar essa a droga no intuito de desvendar a potencialidade terapêutica outrora consagrado pelo conhecimento popular, relacionando esses efeitos ao grande numero de substancias chamaadas de canabinoides , do qual o tetrahidrocanabinol destaca-se. o termo canabinoides é atribuído ao grupo de compostos de 21 atomos de carbonos presentes na cannabis sativa.

Foi o pesquisador Rafael Mechoulan, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, que extraiu da erva natural as o tetrahidrocanabinol. Essa substancias é responsável pelos efeitos alucinongenos como os medicinais causados pela planta.

Com a sintese da substancia através de um estudo sistemático de sua açoes no corpo humano. O cientista prentendia identificar possíveis relações entre estruturas e atividade biológica apresentadas por estes compostos

Depois disso, a obtençao sintética dos compostos canabinoisdes tornou-se uma área de grande interesse. Algumas industrias e laboratórios acadêmicos desenvolveram fármacos baseandos nas estruturas de compostos canabinoides, mas uma das disficuldades foi o isolamento dos efeitos psicotropicos, o que dificulta o uso medicinal destes compostoS.

Uma exceção foram os fármacos Dronabinol(Marinol) e o Nabilone(Cesamet), que apresentaram sucesso em sua utilização como agente antiemeico.

Esses medicamentos são comercializados para o controle de náuseas e vomitos produzidos durantes tratamentos de quimioterapia; como estimulantes do apetite, durante processos de anorexia desenvolvidos em pacientes com síndrome de imunodeficiência adquirida.

A maconha aje no organismo modificando o funcionamento do sistema nervoso central, transformando o comportamento dos indivíduos que fazem uso dela, por conta da principal substancia encontrada na erva,o d -9- thc(TETRAHIDROCANABINOL).


Um comentário:

  1. oi! estou a fazer a minha tese nesse tema, sera que pode facultar a sua monografia?

    ResponderExcluir